Bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia que contribui para harmonizar o contorno do rosto.

A face apresenta uma anatomia complexa, e sua forma depende das estruturas que se encontram abaixo da pele, como ossos, músculos e gordura.

A gordura que se encontra abaixo da pele é dividida em compartimentos e, dentre eles, existe um que se estende ao longo de quase toda a superfície lateral do rosto, na região das bochechas, em plano profundo, e recebe o nome de Bola ou Bola de Bichat.

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que visa remover parte da bola de bichat no sentido de promover uma diminuição do volume da face melhorando seu contorno.

O procedimento estético é realizado a partir da remoção de parte do corpo adiposo das bochechas (bolas de Bichat) com o objetivo de melhorar os contornos da face e marcar a “linha do blush” nas mulheres.

A cirurgia é feita no tecido gorduroso, com duração em torno de uma hora, sendo realizada sob anestesia local, com acesso intraoral. O pós-operatório dura poucos dias e, logo, o paciente pode retornar às suas atividades diárias.

Suas indicações são bem específicas e os resultados irão variar de acordo com cada paciente.

A resposta a essa pergunta é muito complexa, pois envolve questões de cultura, de moda, de filosofia, de localidade e de época.

O ato de perceber a beleza de uma face humana vai além de medidas e proporções das estruturas faciais. O fato é que, nos dias atuais, o conceito de beleza está atrelado a uma face bem contornada e sem volumes exagerados na bochecha. Nesse contexto é que a bichectomia é indicada e passou a ser muito procurada principalmente nos consultórios odontológicos.

Há grandes questionamentos se a remoção da bola de Bichat interfere na aparência com o passar dos anos. Não há provas cientificas desse fato, e sabemos que o envelhecimento é uma associação de fatores: perdas ósseas, frouxidão de ligamentos do SMAS, perda de gordura, principalmente as dos compartimentos superficiais, perda de colágeno dérmico, atrofia muscular, dentre outros fatores.

É muito improvável que a remoção da bola de Bichat seja determinante num envelhecimento precoce. Aliás, uma face magra é sempre mais favorável à harmonização.

Quer agendar sua consulta?

Venha fazer uma avaliação conosco para juntos escolhermos o melhor tratamento para o seu rosto e restabelecer a beleza e a juventude que você merece!