Harmonização Facial: rosto rejuvenescido e mais atraente

Harmonização Facial

Harmonização facial é um novo conceito da estética e rejuvenescimento que integra a naturalidade à beleza da face.

Isso implica em lançar mão de uma diversidade de técnicas capazes de resgatar as perdas ósseas e de tecidos moles que acometem a face com o passar dos anos.

A harmonização facial vai muito além da suavização de sulcos e rugas de expressão. A reconstituição volumétrica tridimensional da face, restabelecendo contornos e proporções perdidas, gera resultados muito naturais.

O ponto chave na harmonização é nunca se afastar da linha orientadora da proporção. Harmonia ou desarmonia não se encontra em ângulos, distâncias, linhas, superfícies ou volumes, mas sim em proporções.

Arquear as sobrancelhas com toxina botulínica tornou-se o desejo de muitas mulheres. Sobrancelhas assimétricas, com alturas diferentes, podem ser corrigidas. Para tanto, é preciso diminuir a força muscular do lado mais elevado com mínima dose de toxina botulínica.

Quando o músculo frontal (músculo da testa) é paralisado com a toxina em sua parte central, as extremidades livres vão puxar as sobrancelhas para cima. O quanto a sobrancelha vai subir com a toxina vai depender da força muscular de cada paciente.

O GRID 21 é uma técnica criada para a aplicação de toxina botulínica na testa, no músculo frontal. É baseada na anatomia e na força muscular.

O primeiro passo é composto pelo desenho de cinco linhas verticais: na direção das pupilas, na linha média e nos cantos internos e externos dos olhos. Depois, traçamos três linhas horizontais: na primeira ruga formada, na última ruga e na outra intermediária.

A seguir marcamos 21 pontos no encontro dessas linhas, e avaliamos a função muscular. Músculos mais fortes exigirão doses maiores. Uma contração muscular mínima indicará dose reduzida ou local que não requer aplicação.

O rosto jovem apresenta uma distribuição uniforme da gordura o que permite uma transição suave de uma área para outra, delineadas por uma série de arcos e convexidades.

A linha de Ogee, curva em forma de S localizada na região popularmente conhecida como “maçã do rosto” nos permite avaliar uma possível deficiência óssea da maxila, do malar e dos compartimentos de gordura. Em pacientes jovens, a harmonização é capaz de proporcionar equilíbrio ao compensar deficiências estruturais presentes na face.

Ácido Hialurônico e Hidroxiapatita de Cálcio (CaHA) são materiais indispensáveis na harmonização facial. Através de uma análise criteriosa pode-se definir o preenchedor ideal para cada situação ou para cada região da face.

O ácido hialurônico apresenta algumas vantagens em relação à Hidroxiapatita de Cálcio, dentre as quais a possibilidade de o procedimento ser revertido a qualquer momento. Além disso, esse preenchedor é menos dependente da técnica, podendo ser depositado em qualquer camada e, normalmente, tem custo mais baixo por ml do que a Hidroxiapatita de Cálcio.

A Hidroxiapatita de Cálcio é um preenchedor altamente visco elástico que proporciona volume nas regiões aplicadas. O malar (maçã do rosto) é um bom exemplo de região indicada. Por outro lado, a Hidroxiapatita de Cálcio hiperdiluída pode ser utilizada para estimular a formação de fibras colágenas e elásticas, quando aplicada mais superficialmente. Nessa abordagem, o aumento de volume não é percebido, mas sim a melhora fisiológica da pele a longo prazo.

Uma análise facial detalhada e o estabelecimento de um diagnóstico preciso é o primeiro passo para se traçar um plano de tratamento personalizado. É necessário conhecer adequadamente cada perfil e suas nuances a fim de entender as características inerentes a cada um deles.

Uma boa análise facial é essencial para o sucesso do tratamento. Alterações na face, muitas vezes, são reflexo de deficiência, de excesso ou de má posição das bases ósseas. É preciso, ainda, ter conhecimento profundo dos padrões normativos de comparação que são utilizados como sistema de referência. Tais índices fornecem a proporcionalidade numérica entra as regiões e permitem avaliação objetiva e quantitativa da morfologia e proporções faciais.

Vários pontos em tecido mole podem ser usados para se obter medidas lineares. A relação entre essas medidas pode estar associada à beleza e à atratividade da face de cada pessoa, constituindo-se de importantes guias para o planejamento.

Os procedimentos da harmonização facial são seguros quando realizados por profissionais capacitados e seguidos de rigorosos protocolos de execução da técnica.

O Instituto Tereza Scardua se orgulha de ser uma das maiores e mais bem referenciadas escolas no país formadoras de profissionais na área de harmonização. Além disso, contamos com uma equipe fixa de profissionais do mais alto padrão para cada tratamento que oferecemos.

Uma avaliação e um planejamento criterioso da estrutura facial e tecidos moles são fundamentais para a escolha da técnica ideal para harmonização facial. É no momento do diagnóstico que se define o caminho a ser seguido, incluindo MDCODES, lifting com preenchedores ou fios PDO. Isto vale também para a escolha do material utilizado, podendo ser, por exemplo, sculptra, ellanse, ácido hialurônico ou radiesse.

Vários procedimentos podem ser associados para otimizar os resultados e melhorar a harmonia da face. Mundialmente, o preenchimento facial é o procedimento mais adotado para amenizar linhas de expressão, rugas e melhorar o contorno da face.

Entretanto, dependendo do caso, há necessidade de outros procedimentos para melhorar a qualidade e espessura da derme. Para esse fim, terapias de indução de colágeno como o Protocoll® podem ser realizadas.  Além disso, podemos associar bichectomia e lipoaspiração de papada para diminuir o volume da face, bioestimuladores para melhorar a flacidez, e fios de sustentação facial para reposicionar os tecidos.

Banner Tereza Scardua

Quer agendar sua consulta?

Venha fazer uma avaliação conosco para juntos escolhermos o melhor tratamento para o seu rosto e restabelecer a beleza e a juventude que você merece!
Rolar para cima
WhatsApp Agende sua avaliação